Gestão Territorial e Ambiental

O território para nós povos indígenas é mais do que o lugar onde vivemos, onde podemos caçar, pescar e plantar; é o lugar que nos permite expressar nossa própria cultura, transmitida por nossos antepassados. O nosso território é a nossa identidade. Cuidar do nosso território é cuidar da nossa cultura, das nossas crianças, do nosso povo. Por isso, uma das prioridades para o Instituto Raoni é o cuidado com o território.

O IR realiza o monitoramento constante das terras indígenas onde atua por meio da realização de expedições de monitoramento territorial, visando detectar atividades ilegais nos limites das terras indígenas e promover a circulação pelo território. O IR apoia também a manutenção da brigada indígena anti-incêndio que trabalha com a prevenção e combate aos incêndios florestais na Terra Indígena Capoto Jarina/TI do Xingu, e a recém conformada Brigada Anti-Incêndios Voluntária  da região Sul da TI Menkragnoti.

Outra atividade promovida pelo Instituto e seus parceiros é elaboração e implementação dos Planos de Gestão Territorial e Ambiental (PGTA). Os PGTA são instrumentos de planejamento que visam produzir informações e fomentar discussões sobre diversos aspectos do território e da vida das comunidades indígenas para subsidiar o planejamento e a priorização de ações que possam contribuir com a manutenção e reprodução física e cultural dos povos indígenas e de seus territórios.

Fotos: Roiti Metuktire / Renan Santini / Acervo Instituto Raoni