O cacique Raoni Metuktire, de 90 anos, líder do povo Mẽbêngôkre-Kayapó, recebeu alta médica nesta segunda-feira (12) depois de exatamente cinco dias internado, no Hospital Dois Pinheiros, em Sinop, a 503 km de Cuiabá. Ele foi diagnosticado com bloqueio de ramo cardíaco.

Raoni deixou o hospital de manhã e seguiu para Colíder, a 156 km de Sinop, onde deve ficar até a semana que vem.

Por questão de segurança, ele retornará para casa, na aldeia Metuktire, localizada na Terra Indígena Capoto-Jarina, nas próximas semanas. Enquanto isso, ficará na cidade, caso precise de algum tipo de atendimento médico.

Na última sexta-feira (02), o cacique foi internado com diagnóstico de arritmia cardíaca pela equipe médica do Hospital Regional, localizada no Peixoto de Azevedo, no norte de Mato Grosso. Passou inicialmente por exames laboratoriais que diagnosticaram arritmia cardíaca. Raoni foi mantido hospitalizado, recebendo os primeiros atendimentos enquanto aguardava passar por consulta com cardiologista, de acordo com o protocolo do hospital regional.

Na terça-feira (06), o Dr. Douglas Rodrigues, amigo da família e dos povos Kayapó e do Xingú foi informado sobre a internação de Raoni que entrou em contato com o médico do hospital regional para entender o quadro clínico. Douglas informou a família que Raoni estava com bloqueio de ramo cardíaco caminhando para um bloqueio de ramo total, o que indicava a gravidade do quadro do cacique e a necessidade de um implante de marcapasso.

Rodrigues logo acionou o cardiologista de Sinop e articulou com o Hospital Dois Pinheiros para a transferência do Raoni e realizar exames cardiológicos para a confirmação do implante.

Na quarta-feira (07), Raoni foi transferido para Sinop onde passou por avaliação com cardiologista, passou pelo exame de holter 24 horas que confirmou a necessidade do implante do marcapasso e diante disso foi agendado a data da cirurgia.

Cacique Raoni passou pela cirurgia de implante do marcapasso na sexta-feira (09), seguiu internado sob os cuidados da equipe médica do Hospital Dois Pinheiros.

Ele já teve alta no início da semana e se recupera bem aos cuidados da sua família,  logo estará de volta para continuar sua luta.
Raoni agradece pela colaboração, e manifestações positivas pela saúde dele!

 

Credito da foto: Simone Giovine